sexta-feira, 29 de março de 2013

A POLÍTICA COMO ELA É...



Sabe quando ficamos cansados de sempre ler e ouvir as mesmas ladainhas, as mesmas lamentações - escândalos na sua maioria em 99% de políticos como atores principais e alguns tantos outros assessores como contra regras? Pois é, depois de me aprofundar um pouco nas entranhas políticas, de participar de processos eleitorais e entender um pouco mais do que antes, de quando nunca dava de ouvidos à essas informações, sempre pífias...
Cheguei a certa conclusão.
A sociedade clama por socorro aos seus governantes. É triste, mas o sistema esta trucidando os pobres governados. E, em resposta deveríamos confrontar o sistema, sermos como filhos de Jorge, que não desistamos de buscar o êxito nas lutas, nas guerras e mesmo que feridos retrucarmos.
O sistema esta executando o proletariado. Até onde sei, o povo é dependente dos serviços dos homens que “democraticamente” são eleitos pelo próprio povo - pra nos resguardar perante as circunstâncias dos serviços postos a sociedade. Seja no âmbito da Saúde, da Segurança, do Desenvolvimento econômico, da geração de empregos, enfim...
Porém, o que vimos hoje é completamente o contrário. O sistema de saúde publica clama por mais socorro do próprio usuário que padece nas filas, que rezam pela sua sorte de um dia poder usufruir os serviços dos quais paga-se para ter. Onde já se viu? Um hospital que não goza dos serviços de um neurocirurgião na Urgência em plena data natalina, onde uma criança morre à espera de socorro durante 8horas. Simplesmente porque o tal Dr. Adão Orlando Crespo não foi de acordo com o sistema de escalas de serviço, e, mesmo sabendo que vidas dependiam dos seus serviços no dia que fora escalado, ele simplesmente faltou! E que no mês de dezembro, ele sequer pisou no local de trabalho – pasmem, o servidor só pode ser mandando embora se atingir incríveis 30 faltas. É triste mais é verdade, será que teremos de ceder mais 30 vidas para que as coisas funcionem de forma ordeira? Ora, se ele sabia que não atuando poderia haver pessoas na situação que necessitariam das mãos dele pra sobreviver - logo pensamos, ele sabe da importância dele. Juridicamente omissão de socorro é plausível de até um ano de prisão, e até onde entendo a tentativa de homicídio, ao invés de culposo, deveria ser doloso, por simplesmente ele saber que o cargo que exerce da maneira que exerce, ele é insubstituível.
E quem paga é a sociedade com a vida. Tornamos-nos refém do sistema.
Seria isso falta de educação? Concluo que talvez, sim.
Contudo, a sociedade resolveu começar a se mexer e sobre o ponto de vista de um todo, propuseram a criação de uma lei que veio a ser denominada “Ficha limpa”. Lei essa que solicitaria a apresentação de um “nada consta” da vida do candidato, algo mais do que normal pra quem se candidata a qualquer cargo ou profissão. Mas... Não foi bem do jeito que as coisas deveriam ter saído. A lei que veio do cerne da sociedade acabou sofrendo alterações de juízes e ministros, que, por sua vez, aditaram o conteúdo a fim de sei lá porque, dar brechas aos homens de colarinho branco. E mais uma vez a sociedade foi jogada pra escanteio. Visto que, os resultados da ultima eleição foram de uma vergonha só. Me sinto envergonhado de ter assinado o manifesto para aprovação da lei, pois nada mudou. Velhos conhecidos estão ai de volta. Prefeitos que carregam centenas de processos, deputados que mesmo que condenados à prisão assumindo suplências, vereadores que tão pouco sabem os princípios da moralidade para ocupar tal cargo voltam ao cenário. E uma casa de tanta importância como o Senado,afasta o seu presidente em 2007 e esse ano ele esta de volta com os mesmos vícios e a mesma conduta; a imoralidade. É uma vergonha – é sim! Mas também é uma vergonha fazer parte dessa sociedade anarquista que luta pra ter o que temos hoje, o Nada. Isso mesmo, cultuamos o nada, podemos até nos inserirmos ao movimento artístico europeu da década de 20, o Dadaismo, artistas que cultuavam o nada. E hoje, não esta diferente, não temos nada de qualidade na saúde pública, na educação, não temos nenhuma qualidade nos transportes publico, não temos nada de segurança – regredimos.
Se realmente lutássemos por mudanças, certamente avaliaríamos melhor os trastes que se candidataram e que agora somos obrigados a fiscalizarmos novamente. Algo que invariavelmente nos dará muito trabalho como de praxe.
Então analisando bem, pensei cá comigo; se eles são funcionários do povo, logo somos o Patrão, e, Patrão que não manda e não fiscaliza sua empresa, logo logo vai falir... Então minha gente a contratação dos nossos funcionários mesmo que inoportuna, já foi feita. Agora basta mandarmos – o contrário do que estamos vivendo, estamos sendo obrigados a aceitar as inserções de nossos funcionários (é o poste mijando no cachorro). Vamos cobrar, vamos fiscalizar e fazer com que eles se sintam pressionados a trabalharem, algo que o nosso Brasil precisa e muito.
Não podemos nos deixar entregues a esse estado monocrático o qual querem nos levar. O povo tem de ser sempre a oposição do governo. Senão voltamos à mesmice, e com a certeza de que, nada valeu o tiro da liberdade dado pelas próprias mãos de Vargas em seu peito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário